Nova feature: Cidades

Recomendações de eventos com base na localização e relevância por usuário

Contexto

A  Sympla  é a maior empresa de venda de ingressos do Brasil, com mais de 1.500 ingressos emitidos por mês. Por meio da tecnologia, conecta pessoas a experiências únicas. É uma plataforma completa para venda de ingressos e gestão de eventos e oferece ferramentas eficazes, com uma pluralidade de opções. Em menos de 7 anos, já acumula mais de 21 mil eventos simultâneos à venda e mais de 350 mil eventos publicados. A  Sympla  é para todo tipo de evento, em qualquer lugar do país. 

Desafios

Tornar a Sympla Destination: Com mais de 21 mil eventos simultâneos em sua base, a empresa enfrenta o desafio de levar as pessoas a entenderem que a Sympla não é apenas uma plataforma local, mas sim, líder do mercado de venda de ingressos no Brasil, um lugar onde as pessoas podem encontrar qualquer evento com seu perfil, nas principais cidades do país, em qualquer data e valor.

A meta é apresentar essa diversidade de eventos aos usuários da plataforma, mostrando que a Sympla vai além de um marketplace de venda de ingressos, sendo também o lugar onde as pessoas podem encontrar qualquer tipo de evento. Muitos usuários da plataforma desconhecem a variedade de eventos da Sympla, como eventos de entretenimento para quem procura diversão, eventos corporativos para quem busca se qualificar ou fazer networking, além de diversos eventos esportivos, gastronômicos e culturais, entre outros.

Objetivos

Este projeto teve um objetivo claro: Mostrar ao público-alvo a grande oferta de eventos nas principais cidades brasileiras.

Processo de Construção

Depois de uma reunião inicial em que a equipe discutiu o fluxo em conjunto no quadro, definimos:

  • Cidades principais a serem abordadas no release;
  • Dados a serem consumidos pelos API;
  • Filters a serem implementados na tela de resultados;
  • Definição dos KPIs e Data Points;

A partir dessas definições, comecei a explorar as possibilidades de aplicação da nova feature na home, decidir se as cidades em destaque serão contempladas somente no carrossel da home ou se teremos uma página interna com todas as cidades. Parti para a etapa de wireframing, e em conversas com as áreas envolvidas (desenvolvedores mobile, engenheiros backend e cientistas de dados) chegamos em uma versão validada para projetar a interface.

Flow

Wireframes

Sketches based on the flow

UI

Tesntando Conceitos

Um teste AB foi realizado para medir a eficácia de um comportamento dos usuários ao utilizarem os filtros das páginas de lista de eventos. Para testar ambas as versões (com e sem botão de seleção), convidamos 10 usuários para realizar um teste assistido, 5 para cada versão. Os usuários que realizaram o teste A (com botão) não tiveram dúvidas sobre a seleção das opções apresentadas. Já os usuários do teste B (sem o botão) entenderam que teriam um novo passo depois.

O teste: 50% dos usuários testaram a versão A e os outros 50% testaram a versão B. A análise realizada no grupo B verificou que 65% desses usuários clicaram em uma opção de filtro e, ao fechar o usuário, voltaram a escolher outro filtro. Percebemos que o usuário precisa clicar em uma opção como meio de interação e não de tomada de decisão.

Teste A (com botão)

Embed

O teste: 50% dos usuários testaram a versão A e os outros 50% testaram a versão B. A análise realizada no grupo B verificou que 65% desses usuários clicaram em uma opção de filtro e, ao fechar o usuário, voltaram a escolher outro filtro. Percebemos que o usuário precisa clicar em uma opção como meio de interação e não de tomada de decisão.

Teste B (sem botão)

Resultados

Percebemos que, com um destaque para as principais cidades na app Home, a taxa de cliques em cidades como São Paulo e Belo Horizonte aumentou em 20% em comparação à mudança de cidade no cabeçalho da página de resultados de pesquisa. O diferencial entre o recurso Top Cidades e a pesquisa tradicional é uma lista de resultados feitos por recomendação, ordenados por relevância e não por ordem cronológica.

Baixe agora