Nova feature: Mapa do Carnaval

Guia definitivo para os melhores eventos e blocos de rua do Carnaval

O Problema

Para este carnaval, nos propusemos um desafio: tornar o app da Sympla o guia definitivo do Carnaval 2019. Para isso, foi necessário desenvolver em tecnologia nativa Android e iOS, um mapa que exibisse não só os eventos já cadastrados na plataforma da Sympla, mas também o maior número de blocos de rua de BH, RJ, SP, Recife, Olinda, Salvador e Porto Alegre. Assim, surgiu no App da Sympla o Mapa do Carnaval.

As primeiras ideias foram pensadas por um grupo focal da vertical de Comprador. As áreas envolvidas são: Produto (eu como designer e uma Product Manager), Data Intelligence e Marketing (Performance e CRM).

Desafios

O primeiro desafio foi o curto espaço de tempo para mapear e atender todo o fluxo de navegação e interação do usuário com os eventos e blocos de rua exibidos no mapa, que foi desenvolvido do zero.

O segundo desafio também não era mais simples: obter uma lista completa, com informações oficiais dos blocos de rua, e disponibilizá-la de forma que dados de local, data e hora pudessem ser alterados a qualquer momento durante os eventos. Para isso, os times de Produto Mobile e Datta Intelligence trabalharam lado a lado para garantir que tivéssemos, em um só lugar e com informações precisas, todos os eventos e blocos de rua das cidades selecionadas.

Antes da ação, a Sympla possuía 125k usuários ativos no iOS e 152k usuários ativos no Android. Cerca de 80% das vendas de ingressos hoje acontecem por dispositivos móveis (apps + web responsivo).

Processo de Construção

Em conjunto com o time de desenvolvimento mobile, gerentes de produto e cientistas de dados, foram definidas as regras do projeto:

  • Definição das Top Cidades que serão contempladas no release;
  • Definição dos dados a serem consumidos pela API junto ao time de Data Intelligence;
  • Definição dos filtros a serem implementados na tela de resultados para cidades com mapa e sem mapa;
  • Definição do flow nos casos de clique em eventos Sympla e clique em blocos de rua;
  • Definição das funcionalidades de divulgação dentro da aplicação: compartilhamento e favoritar;
  • Definição dos data points do fluxo no mapa;
  • Mapeamento dos empty states em casos específicos: falta de eventos para serem exibidos, falta de conexão e erros genéricos; e
  • Construção e documentação da jornada do usuário.

Flow 1

Fluxograma do Mapa de eventos via banner de destaque na home

Flow 2

Fluxograma da lógica de permissão de localização

Flow 3

Fluxograma da lógica de evento Sympla e bloco de rua favoritado

UI

Baseando-se nos fluxogramas e nos componentes do Design System da Sympla, avançou-se diretamente para a etapa de construção da interface de ambas plataformas, iOS e Android. Fui responsável por todo esse processo.

Protótipo

Para o processo de validação e aprovação com os stakeholders, foi construído um protótipo em alta. Esse protótipo serviu também para orientar os engenheiros durante o desenvolvimento.

Foram projetados protótipos navegáveis para iOS e Android no Marvel, e a interface foi projetada no Sketch + Zeplin para acesso aos assets pelos engenheiros.


Divulgação

Além da divulgação orgânica dentro do próprio app, por meio do Compartilhar, os times de Marketing e de Performance trabalharam em conjunto para a divulgação em massa da campanha em âmbito nacional, nas praças contempladas pela novidade. Abaixo podemos conferir algumas peças e ações realizadas:

Vídeo tutorial

Mini tutorial para que os usuários possam entender melhor como funciona a novidade na aplicação

Resultados

Podemos afirmar que a ação Mapa de Carnaval foi um sucesso. Foram 91.969 novos usuários ativos desde o lançamento do mapa, a maior aquisição/ativação da história da Sympla. Além disso, os KPIs de Recompra e Participação no App bateram recordes.

Baixe agora