Destination

Tornar a Sympla destino de quem procura eventos pelo Brasil

O Problema

A  Sympla  é a maior empresa de venda de ingressos do Brasil, com mais de 1.500 ingressos emitidos por mês. Por meio da tecnologia, conecta pessoas a experiências únicas. É uma plataforma completa para venda de ingressos e gestão de eventos e oferece ferramentas eficazes, com uma pluralidade de opções. Em menos de 7 anos, já bateu vários recordes e acumula mais de 21 mil eventos à venda simultâneos e mais de 350 mil eventos no total. A  Sympla  é para todo tipo de evento, em qualquer lugar do país. 

Tornar a Sympla Destination: Com mais de 21 mil eventos simultâneos em sua base, a empresa se viu com o desafio de fazer com que os usuários entendessem que a Sympla não é apenas um marketplace de venda de ingressos, mas sim o lugar onde as pessoas podem encontrar qualquer evento com o seu perfil, em qualquer data, valor e cidade. Muitos usuários da plataforma desconhecem a variedade de eventos da Sympla, como eventos de entretenimento para quem busca diversão, eventos corporativos para quem busca se qualificar ou fazer networking, além de diversos eventos esportivos, gastronômicos e culturais, entre outros.

Desafios

Como mudar o mindset das pessoas para tornar a Sympla uma destination para quem está em busca dos melhores eventos. Detectamos dois perfis distintos de usuários da plataforma Sympla B2C: o usuário determinado, que sabe o que quer e utiliza a busca já com um evento em mente, e o usuário explorador, que não acessa a plataforma em busca de um evento específico e navega pelo app querendo encontrar algum evento com a sua cara.

Mobile First

A Sympla possui 125k usuários ativos no iOS e 152k usuários ativos no Android. Cerca de 80% das vendas de ingressos hoje acontecem por dispositivos móveis (apps + web responsive). Por isso decidimos pensar em ações mobile first.

Propostas

1) Destaque

Em conjunto com a área de Data Intelligence, foram pensadas em coleções de eventos de acordo com o perfil dos usuários da Sympla, cruzando as três dimensões de escolha de um evento: localização, segmentação e data. Essas coleções foram alocadas na home do app. Foi criada uma nova solução para a seção de resultados, com uma navegação intuitiva com o objetivo de incentivar o usuário a navegar entre essas três dimensões.

Para dar destaque às Coleções, propusemos criar um destaque na home do app, de acordo com algum tipo de sazonalidade e/ou hábito dos usuários. Ex.: chegando perto do final de semana, a skin da home do app se transforma em um grande destaque da coleção Festas no FDS. Já no final do mês, dinheiro curto, por quê não entregar aos usuários um acesso rápido à coleção Grátis? Essa ação foi baseada no modelo de Hooked.


Home com destaque da coleção Festas no FDS

Coleções

2) Conteúdo relevante

Para que possamos trabalhar a retenção dos usuários no app, é necessário ter uma curadoria em dois níveis: em primeiro nível por meio de machine learning e em segundo nível manualmente, para que o conteúdo do resultado tenha o máximo de relevância para o usuário.


Implementamos uma nova navegação no header para que os usuários consigam trocar as categorias, data e localização com poucos cliques.

Navegação interna das coleções

Vistos recentemente

3) Reminder

Na Sympla temos uma taxa de visualização muito alta, mas cerca de apenas 12% do eventos visualizados entram no funil de conversão, e desses apenas 3% dos usuários finalizam a compra. Dessa forma trouxemos os eventos Vistos Recentemente para a navegação da home e no meio das listas de eventos.

Eventos vistos recentemente

Share to Stories

4) Divulgação

Foram mapeados todos os pontos possíveis para incentivar o compartilhamento dos eventos. A convite do Facebook, tivemos acesso à API de compartilhamento com o Instagram Stories e Facebook Stories. Dessa forma, decidimos redesenhar um componente nativo de compartilhamento para divulgar essas novas funcionalidades. Dentro do Stories Post inserimos um deep link para a página do evento, com um data point para monitorar (tracking) os acessos às páginas até a conversão final do funil de compra. Outra opção foi o compartilhamento do deep link da página do evento via WhatsApp, aumentando o alcance de divulgação dos eventos e a exposição da marca Sympla.

Fluxo de compartilhamento no Instagram Stories

Participação

Participei ativamente de todas as etapas do processo, desde análise baseada nos números de downloads e retenção do app, como na definição de data points orientada pela estratégia do negócio. Realizei o trabalho de benchmarking, definição dos fluxos, construção e documentação da jornada do usuário, usabilidade e visual do app.

Baixe agora